maior sigla

PSL e DEM aprovam fusão e novo partido se chamará 'União Brasil'

Os partidos Democratas e Partido Social Liberal (PSL) realizaram, ontem, suas convenções. Em Brasília, os diretórios aprovaram a fusão entre as duas siglas, e, o novo partido se chamará "União Brasil", sendo representado pelo número 44.

Carteira de vacinação será exigida a partir de 17 de outubro na Região Central

A consolidação da nova legenda ainda precisa de aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o tempo pode ser em cerca de três meses. Com a concretização, a União Brasil deve formar a maior legenda do país, apesar de filiados dos dois partidos - inclusive políticos com mandatos no Congresso Nacional - apontarem que não devem permanecer na sigla.

Um dos principais nomes do DEM, o ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM), votou contra a união dos partidos. Lorenzoni se articula para disputar o governo gaúcho.

NÚMEROS

O novo partido deve contar com a maior bancada na Câmara dos Deputados. Atualmente, são 28 deputados do DEM e 54 do PSL, o que somaria 82 deputados. No Senado seriam oito parlamentares, além de quatro governadores.

VÍDEO: cães são microchipados em Santa Maria antes de irem para adoção

PRESIDÊNCIA

Conforme ajustado pelos partidos, o presidente da legenda será o atual presidente do PSL, deputado Luciano Bivar. A secretaria-geral ficará com o presidente nacional do DEM, ACM Neto. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado garante construção de canil aos bombeiros de Santa Maria Anterior

Estado garante construção de canil aos bombeiros de Santa Maria

Auxílio Inclusivo Municipal será votado nesta quinta-feira Próximo

Auxílio Inclusivo Municipal será votado nesta quinta-feira

Política